6 motivos porque a 50mm é a lente queridinha de quase todos os fotógrafos

Que essa lente é a queridinha dos fotógrafos, isso é indiscutível! Mas por que isso acontece? O que torna a 50mm uma lente tão favorita entre fotógrafos de diversas áreas? Listei aqui 6 motivos para você ter uma 50mm na sua bolsa de lentes. Vamos lá!

1- Leveza:
Se você não quer ficar com problema nas costas e pescoço em menos de 1 ano de fotografia, você deve pensar no peso do seu equipamento. As mirrorless já vêm trazendo essa pegada de praticidade e qualidade, mas como não é todo mundo que pode desembolsar uma grana e trocar as suas DSLR, é possível investir em uma lente que traga essa leveza. A 50mm é em media mais leve do que a 35 ou a 85mm. Olha só:
50mm 1.4 – 278g
85mm 1.4 – 595g
35mm 1.4 – 600g

2- Te torna criativo, te faz pensar mais:
Para alguns as lentes zoom têm uma maior vantagem por ter essa facilidade de poder chegar mais perto da cena sem sair do lugar. Mas será que isso é realmente uma vantagem? Claro, depende muito da opinião de cada um, mas o fato de uma 50mm ser uma lente fixa, ou seja, para ter seu zoom você precisa se mexer,  isso pode ajudar muito na sua criatividade. Ter que sair do lugar te dá novos ângulos, visões e perspectivas da cena que você vai fotografar. Sabe aquele ditado antigo de que pedras que rolam não criam limo? Então, sair do lugar pode trazer uma visão muito mais criativa para a sua fotografia.

 

3- Torna tudo mais realista:
Pelo fato de essa lente se aproximar muito a visão do ser humano, o que você olha através da lente é o que está acontecendo de verdade. Sem aproximar ou distanciar os objetos, te dá uma perspectiva mais realista do que está acontecendo. Se você observa a cena sem fotografar, sabe que quando pegará sua câmera e fotografar, é aquilo que você imaginou que vai ser capturado. Complexo esse ponto de vista, não é mesmo? Mas pense assim: você observa a cena, vê ali uma foto legal. Quando bota a câmera no olho para fotografar, a cena está exatamente naquela distância. Isso ajuda bastante na agilidade para não perder momentos.

4- Versatilidade:
Amigos e amigas, se tem uma lente que é versátil é a 50mm. Você pode fotografar tudo com ela. Desde newborn, casamento, retrato, produtos, paisagem e muito mais. Isso é ótimo por vários motivos, principalmente por poder sair de casa com apenas uma lente, sem precisar carregar vários equipamentos nem ficar trocando para qualquer situação. Uma lente, uma câmera e várias ideias na cabeça!

5- Desfoque e abertura:
Por ser uma lente bastante clara, mesmo as mais baratas, você vai ter muito mais luz e desfoque para trabalhar em cima. Em situações de pouca luz ou quando você que desfocar o fundo, a 50mm é a sua lente. O que nos leva para o último motivo, vamos para o 6.


6- Baixo custo:
Se você está começando e tem pouca grana para investir em equipamento, a 50mm pode ser uma mão na roda para você. Por mais que as 1.2 ou 1.4 sejam caras (mesmo assim são relativamente baratas se comparado a outras lentes), você pode investir numa 1.8 e ter tanto qualidade quanto um baixo preço. E também é super fácil de achar, você vai encontrar em toda loja de fotografia. O preço médio da 50mm 1.8 da Canon é R$499 e da Nikon é R$600. Vale muito a pena!